Técnico do São Paulo relembra legado de Wlamir Marques: 'Pelé do basquete'

MatériaMais Notícias

da pinup bet: Wlamir Marques morreu na última terça-feira (18), aos 87 anos. O “Diabo Loiro”, como era conhecido, é um dos maiores ídolos do basquete mundial. Durante o velório do atleta, Jorge Guerra, o Guerrinha, técnico de basquete do São Paulo, relembra o legado que Wlamir deixa no esporte.

continua após a publicidadeRelacionadasCorinthiansÍdolo do basquete brasileiro Wlamir Marques morre aos 87 anosCorinthians18/03/2025Mais EsportesMulticampeão pelo Flamengo destaca generosidade de Wlamir MarquesMais Esportes18/03/2025Mais EsportesÍdolos e personalidades do basquete lamentam morte de Wlamir MarquesMais Esportes18/03/2025

da aposte e ganhe: ➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

— O Wlamir foi uma pessoa espetacular, que vai deixar um legado monstruoso. Ele sempre foi amado, construtivo e inspirador — declarou.

Guerrinha também destacou o impacto de Wlamir, que atravessa as gerações de atletas:

— A geração nova só escuta falar. Para a nossa geração, ele criou um impacto que levamos para frente. Ter o seu nome num ginásio do Corinthians não é para qualquer um. Ele hoje é uma marca no basquete, como Pelé foi para a gente no futebol e no esporte brasileiro. Ele é um dos grandes esportistas que marcou gerações. Temos que ser gratos por tudo que ele nos proporcionou.

Jorge Guerra é um dos principais técnicos do basquete brasileiro, ele soma mais de 500 partidas, passando por Bauru, Mogi e atualmente no São Paulo. Em 1987, foi campeão Pan-Americano com a seleção.

continua após a publicidade

A história de Wlamir com o Corinthians foi tão marcante que o ginásio do clube, no Parque São Jorge, virou Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques em 2016. A lenda do basquete é o único a ter a camisa aposentada pelo basquete do Timão.

➡️ Em prol do crescimento do esporte, Liga Tênis 10 realiza torneio no Rio de Janeiro

Após a aposentadoria, virou treinador

Wlamir treinou tanto o time masculino quanto o feminino do Corinthians após sua aposentadoria das quadras. A lenda do basquete levantou o caneco do Paulista nas duas modalidades.

continua após a publicidadeConfira, abaixo, os principais feitos de Wlamir Marques:Mundiais: campeão em 1959 e 1963, vice em 1954 e 1970Olimpíadas: bronze em Roma 1960 e Tóquio 1964Pan-Americanos: bronze em 1955 e 1959, prata em 1963Porta-bandeira do Brasil em Tóquio 1964Membro do Hall da Fama do BasqueteTroféu Heims de Melhor Atleta da América do Sul em 1961Medalha do Mérito Esportivo em 2018Sexto maior pontuador no basquete masculino, com 537 pontos (único top 10 que jogou quando não existia a linha de três pontos)

Tudo sobre

BasqueteCorinthiansSão Paulo

You may also like...